quinta-feira, 20 de junho de 2013

Tecnologias Assistivas

Logotipo da ASSISTIVA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO



Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão.
 
Os Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Os Serviços, são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos acima definidos.
  • Recursos
    Podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. Estão incluídos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponíveis comercialmente.
  • Serviços
    São aqueles prestados profissionalmente à pessoa com deficiência visando selecionar, obter ou usar um instrumento de tecnologia assistiva. Como exemplo, podemos citar avaliações, experimentação e treinamento de novos equipamentos.
    Os serviços de Tecnologia assistiva são normalmente transdisciplinares envolvendo profissionais de diversas áreas, tais como:
  • Fisioterapia
  • Terapia ocupacional
  • Fonoaudiologia
  • Educação
  • Psicologia
  • Enfermagem
  • Medicina
  • Engenharia
  • Arquitetura
  • Design
  • Técnicos de muitas outras especialidades
Encontramos também terminologias diferentes que aparecem como sinônimos da Tecnologia Assistiva, tais como “Ajudas Técnicas”, “Tecnologia de Apoio“, “Tecnologia Adaptativa” e “Adaptações”.
Proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.
 
 
Programas para alunos com baixa-visão



PROJETO DOSVOX


O DOSVOX é um sistema para microcomputadores da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho. O sistema realiza a comunicação com o deficiente visual através de síntese de voz em Português, sendo que a síntese de textos pode ser configurada para outros idiomas. O que diferencia o DOSVOX de outros sistemas voltados para uso por deficientes visuais é que no DOSVOX, a comunicação homem-máquina é muito mais simples, e leva em conta as especificidades e limitações dessas pessoas. Ao invés de simplesmente ler o que está escrito na tela, o DOSVOX estabelece um diálogo amigável, através de programas específicos e interfaces adaptativas. Isso o torna insuperável em qualidade e facilidade de uso para os usuários que vêm no computador um meio de comunicação e acesso que deve ser o mais confortável e amigável possível. Grande parte das mensagens sonoras emitidas pelo DOSVOX é feita em voz humana gravada. Isso significa que ele é um sistema com baixo índice de estresse para o usuário, mesmo com uso prolongado. Ele é compatível com a maior parte dos sintetizadores de voz existentes pois usa a interface padronizada SAPI do Windows. Isso garante que o usuário pode adquirir no mercado os sistemas de síntese de fala mais modernos e mais próximos à voz humana, os quais emprestarão ao DOSVOX uma excelente qualidade de leitura. O DOSVOX também convive bem com outros programas de acesso para deficientes visuais (como Virtual Vision, Jaws, Window Bridge, Window-Eyes, ampliadores de tela, etc) que porventura estejam instalados na máquina do usuário.

O NVDA (NonVisual Desktop Access) é um leitor de telas para o sistema operativo Microsoft Windows. É licenciado pela GPL o que permite novos estudos e aumenta consequentemente o desenvolvimento de novas funcionalidades nesta área. Apesar de ainda não fornecer um acesso tão satisfatório às aplicações como os leitores de telas comerciais o fazem, este programa vai fazendo maravilhas à sua maneira.
Desde a sua filosofia, passando pelas definições gerais, sintetizador, definições de voz, teclado, rato, buffers virtuais, formatação de documentos até à sua flexibilidade e simplicidade, o NVDA tornou-se no primeiro leitor de telas gratuito traduzido para português de Portugal a ser usado em alguma escala no nosso país. Acrescentando a isto junta-se o fato de poder-se instalar ou simplesmente executar este leitor de tela, dependendo das necessidades do utilizador.
Para falar sobre o NVDA pode inscrever-se no grupo NVDA em português através do endereço de e-mail nvdaemportugues-subscribe@yahoogrupos.com.br, as sugestões ou artigos de ajuda também podem ser enviados para megatts@megatts.com e para terminar pode obter mais informações em inglês no site oficial cujo o endereço é
http://www.nvda-project.org.

O que é um leitor de telas?

Um leitor de telas é um programa que faz a interface entre uma pessoa cega e um computador através da interpretação das informações presentes na tela. Estas são enviadas posteriormente na forma de texto para um sintetizador ou para uma linha Braille.
Nota:O NVDA não suporta actualmente linhas Braille mas essa funcionalidade está em estudo.
 

O que é Mecdaisy?
O Ministério da Educação lança o Mecdaisy, uma solução tecnológica que permitirá a produção de livros em formato digital acessível, no padrão Daisy. Desenvolvido por meio de parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - NCE/UFRJ - o Mecdaisy possibilita a geração de livros digitais falados e sua reprodução em áudio, gravado ou sintetizado. Este padrão apresenta facilidade de navegação pelo texto, permitindo a reprodução sincronizada de trechos selecionados, o recuo e o avanço de parágrafos e a busca de seções ou capítulos. Possibilita também, anexar anotações aos arquivos do livro, exportar o texto para impressão em Braille, bem como a leitura em caractere ampliado. Todo texto é indexado, facilitando, assim, a manipulação através de índices ou buscas rápidas. Além dos benefícios do Mecdaisy às pessoas com deficiência visual ou física que podem ter acesso à leitura sob a forma de áudio e texto digital, destaca-se que está disponível a metodologia para geração de livros neste padrão, que poderá ser utilizada gratuitamente nas escolas e instituições de educação superior, para garantia da acessibilidade.



 
O que é o DSpeech?

O DSPEECH é um programa que lê todo texto que você quiser em voz alta. O programa possui uma ótima compreensão do texto digitado ou escolhido, lendo-o em pouco tempo e sem complicações. Ótimo para aprendizado ou para uso com deficientes visuais, bem pequeno, gratuito e muito fácil de usar!                                

                                                                                 
                                                                               tela do DSpeech

  
O que é o JAWS?
O Jaws é um software do tipo leitor de tela que fornece assistência para que pessoas com deficiência visual possam utilizar melhor o computador.
O JAWS constitui um dos mais fantásticos softwares ao serviço de pessoas com deficiência da visão. É esta categoria de softwares - leitores de telas -que fazem, de forma incessante e sem nunca se cansarem, a leitura do telas para pessoas cegas com um resíduo visual muito baixo.
É usual ligar-se um leitor de tela, como é o caso do JAWS, a um sintetizador de fala. Eles de facto andam ligados mas são coisas diferentes. O leitor de tela (JAWS, ou mesmo o HAL também existente no mercado Português), como o próprio nome indica faz a leitura da tela e envia-o para um dispositivo. Esse dispositivo tanto pode ser um sintetizador de fala (caso do Eloquence no JAWS e do Orpheu no HAL) como também pode ser uma linha braille.

O que é a linha Braille?
A Linha Braille, ou Display Braille, é umhardware que exibe dinamicamente em Braille a informação da tela ligado a uma porta de saída do computador. Pode-se definir Display Braille como um dispositivo de saída tátil para visualização das letras no sistema Braille. Por intermédio de um sistema eletro-mecanico, conjuntos de pontos são levantados e abaixados, conseguindo-se assim uma linha de texto em Braille.
Em geral, contam com diversos botões de função para controlar diretamente a navegação e, em muitos casos, executar comandos do leitor de tela ou do Windows. Existem linhas Braille tanto para computadores de mesa quanto para computadores de mão (PDA) e celulares, acopláveis ou embutidos a estes.
Os atuais displays possuem dimensões que vão desde uma única célula (de seis ou oito pontos) até linhas de 80 células. A maioria comporta entre doze e vinte células por linha. É principalmente útil para a pessoa surdocega, que pode superar a ausência ou dificuldade de audição e visão através do tato. Infelizmente, é pouco usado no Brasil devido ao seu altíssimo custo - os mais simples e baratos ultrapassam os cinco mil dólares.
O que é Balabolka?
O Balabolka é um programa tipo Text-To-Speech (TTS) - ou Texto Para Fala. Todas as vozes instaladas no seu sistema estarão disponíveis para o Balabolka. O texto na tela pode ser salvo em um arquivo de formato WAV, MP3, MP4, OGG ou WMA. O programa também pode ler o conteúdo da área de transferência (clipboard), exibir texto de arquivos AZW, AZW3, CHM, DjVu, DOC, EPUB, FB2, HTML, LIT, MOBI, ODT, PDF, PRC e RTF, personalizar fontes e cores de plano de fundo, controlar a leitura pelo ícone na bandeja do sistema, ou pelas teclas-chave globais.
BalabolkaO Balabolka usa várias versões da ferramenta de fala da Microsoft, a Microsoft Speech API (SAPI); isto permite que você altere os parâmetros de uma voz, incluindo a velocidade e a tonalidade. O(a) usuário(a) pode aplicar uma lista especial de substituições para aumentar a qualidade de articulação das vozes. Este recurso é útil quando você quer mudar a soletração das palavras. As regras para a correção de pronúncia usam sintaxe de expressões regulares.
Balabolka pode salvar o texto sincronizado em arquivos externos LRC ou marcadores MP3 dentro dos arquivos de áudio. Quando um arquivo de áudio é tocado com leitores dum computador ou com modernos leitores de áudio digitais, o texto é apresentado de forma síncrona (no mesmo modo que as letras das canções).

O QUE É DICIONARIO ELETRONICO HOUAISS ?

Incorporando tecnologia de ponta em sua concepção, o 'Dicionário Eletrônico Houaiss' traz o que há de mais moderno em termos de dicionários eletrônicos. Esta versão integra, por exemplo, as Marcas Inteligentes da Microsoft que permitem que, em um texto digitado em Word, o usuário possa valer-se de recursos como sinônimo, acepção e conjugação completa de verbos, bastando apenas um clique sobre a palavra a ser explorada. Esta versão eletrônica do Dicionário Houaiss traz 228 mil verbetes, 380 mil definições e 15 mil verbos conjugados um a um. Especificações técnicas - Configuração mínima - Processador Pentium 166 Mhz; 180 Mb de espaço livre em disco rígido; 32 Mb de memória RAM; Unidade de CD-ROM - Plataformas Windows 95, 98, ME, 2000, NT e XP. Pode ser instalado completo, com toda a base de dados, no micro do usuário ou ser utilizado diretamente a partir do CD-ROM. Não é incompativel com WindowsVista.
 


 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário